top of page

NATAL EM PAÍSES MUÇULMANOS?

Descendo a passarela que leva a um grande centro comercial no Marrocos o que vemos? Uma árvore de Natal! Em um país muçulmano no Norte da África? Sim! As decorações do ”Natal comercial” estão por todas as lojas, até nas padarias há doces especiais como o tradicional “Bûche de Noël" (Tronco de Natal). Os comerciantes adoram um motivo para aumentar as vendas! No Norte da África o nome utilizado pela maioria para esta festa é "Feliz Noel" (Joyeux Noël em francês).

Se você olhar as vitrines de muitas lojas em países árabes nesta época, atualmente encontrará com facilidade decorações natalinas, inclusive em algumas lojas inclusive encontrará todos os produtos à venda para decoração: árvores, bolas, laços, luzes que piscam e muito mais. Lembro uma vez estando no Norte da África de ver até um boneco do papai Noel que tocava saxofone e dançava. O que mais me impressionou foi ver uma pessoa comprar o produto que somente estava em exposição na loja, ela pagou naquela época quinhentos reais para levar o produto para casa! É interessante até escutar saudações especiais de nossos amigos muçulmanos: “Bonne Noël", “Bonne Fête!”, muitos deles decoram suas casas neste período com uma árvore de Natal, compram presentes para seus filhos, publicam fotos nas redes sociais com o gorro vermelho.

O que está acontecendo? Nossos amigos muçulmanos estão celebrando o Natal? Bem deixe-nos explicar. Em alguns países esta é somente uma festa do papai Noel. Não deixemos nos confundir pelas luzes… milhares ainda precisam conhecer ao Salvador no Norte da África (quase 200 milhões de pessoa), é necessário que a luz verdadeira esteja realmente nos seus corações!

Entre os cristãos da igreja que é perseguida no Norte da África o nome para o Natal em árabe é "Festa do Nascimento Glorioso" (Aïd Milád Majíd - عيد ميلاد مجيد) que é um nome belíssimo e que representa muito mais a lembrança do cumprimento das promessas a respeito da encarnação do Salvador (Mat.1:23).


Em todo o mundo as celebrações de Natal são marcantes mas no Norte da África toma mais sentido ainda. Vemos isso nas reuniões da igreja, mesmo se reunindo de forma secreta e discreta, cada pequeno grupo (igreja pequenos grupos, que são as igrejas que se reúnem em casas, também a reunião acontece de forma discreta, buscando não chamar a atenção de vizinhos mas é um tempo sempre celebrado com muita fé, alegria é muita gratidão pela vinda do Salvador. Apesar das restrições impostas, você sabia que no Marrocos, um país muçulmano, somente no dia de Natal é permitida a presença de um marroquino em uma igreja internacional (para estrangeiros)? SIM! Há igrejas em algumas cidades: Rabat, Casablanca, Fez, Agadir, Tanger e Agadir. Elas foram estabelecidas durante o domínio da França, Espanha e Portugal no Marrocos (mas o acesso é controlado, restrito e exclusivo para estrangeiros).



OREMOS PELOS CRISTÃOS QUE SÃO PERSEGUIDOS no Norte da África, oremos para que em cada reunião haja paz e proteção e também muita celebração e alegria por que é tempo de lembrarmos que nos foi enviado o Salvador que é Jesus Cristo (يَسُوعُ المسيح). Oremos por uma revelação especial de Jesus entre nossos amigos muçulmanos (sonhos e visões) e que estes venham neste tempo a participar verdadeiramente desta celebração com alegria por terem encontrado o Salvador (João 4:26)!


- - - - -

Autor: E. Ribeiro é casado e junto com sua família servem desde o ano 2002 no Norte da África. Missionário transcultural através da Missão Sepal www.sepal.org.br é fundador do projeto ‘Eu Oro pelo Norte da África’ - www.euoropna.com, também é Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Aconselhamento Cristão Contemporâneo e Radialismo.




46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page