top of page

ORAÇÃO E MISSÃO

Atualizado: 20 de set. de 2021

Três motivações bíblicas importantes para serem revistas e praticadas


Antes de pensarmos na oração, quero pensar na pessoa que ora, pensar sobre consagração individual. Isto significa em pensar em uma vida inteira para Deus, para que Deus use da maneira como Ele quiser, onde Ele quiser, da forma que Ele quiser. Esta vida entregue, desta maneira, nas mãos de Deus se torna a vida de um discípulo radical, grego “Radix”, ou seja: 1o. - Temos raízes em Cristo e 2o. - Estamos comprometidos de todo coração!


Desde o ano 2002 sirvo como missionário, juntamente com minha família, na região do Norte da África. Me lembro de verdades bíblicas sobre o senhorio de Cristo e o chamado que Ele faz para servirmos ao seu lado. Sempre aprendi muito ouvindo pregações da Palavra que me desafiavam, também nos períodos de meditação pessoal, mas também foi nos períodos de louvor que estas grandes verdades entraram de forma mais profunda no meu coração. Como não seria assim ao ouvir canções como: “...Ó Rei das Nações quem não temerá, quem não glorificará teu nome?” (Vencedores por Cristo),“De todas as tribos, povos e raças... muitos virão te louvar...” (Jorge Camargo) ou "Minha vida entrego a ti, os meus sonhos entrego a Ti...” (Carlinhos Felix).


Eram algumas das canções que me inspiraram a entregar minha vida em consagração para que Deus, se assim Ele quisesse, me enviasse para servir na obra missionária. Eram tempos muito especiais de oração e quebrantamento e, após mais de duas décadas posso dizer sem sombra de dúvida que Ele escutou estas orações e aqui estou servindo à Ele junto com minha família. Deus queira que novas canções assim sejam compostas e venham inspirar uma nova geração de obreiros.


James Hudson Taylor (21 de Maio de 1832 – 3 de Junho de 1905) foi um missionário Cristão Protestante Inglês na China, e fundador do Missão para o Interior da China[China Inland Mission] (agora OMF International). Taylor, que viveu na China por 51 anos, fez a seguinte afirmação: "Deus Ele é dono de tudo ou não é dono de nada” Hudson Taylor

ORAÇÃO e MISSÃO

(Discípulo Radical)


1. “...pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” João 15:5

Um discípulo Radical, não somente sabe, mas busca uma vida em dependência de Deus! Não é possível querer fazer a obra de Deus... sem Deus! A equivocação é clara e não, não vai funcionar mesmo. Além disso é importante lembrarmos que, mesmo entregando nossas vidas nas mãos do Senhor, haverá muitos momentos em que a impotência baterá à nossa porta com muita insistência mas nisto não haverá grandes problemas sempre que reconheçamos nossas limitações e saibamos que dependemos do Senhor e não de nossas próprias capacidades!


2. "Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara.” Mateus 9:37-38 - Uma ação do discípulo radical é ser obediente ao Senhor em todos seus mandamentos. Como respondemos a este mandamento de Jesus: Estamos realmente sendo obedientes a ele? Quantas vezes oramos esta oração em nossas igrejas? O número pequeno de obreiros no campo missionário pode ser um reflexo desta resposta. No Norte da África, região composta por 6 países de maioria muçulmana e com uma população com mais de 200 milhões de pessoas, o número estimado de obreiros brasileiros servindo é inferior a 30 pessoas. É importantíssimo seguirmos clamando ao Senhor por ceifeiros para sua seara, que esta oração seja presente nas nossas reuniões até vermos novos obreiros servindo entre aqueles que ainda não ouviram (Rom. 15:20)!


3. “Pede-me, e eu te darei os gentios por herança, e os fins da terra por tua possessão.” Salmos 2:8 - Um discípulo radical lembra que Deus é capaz de coisas impossíveis!! Há algo extremamente difícil para Deus? Precisamos entender que a Missão é dEle ‘Missio Dei’ e é um privilégio estar ao lado dEle em sua missão! Nosso irmão André, fundador da Missão Portas Abertas, nos lembra: "A oração chega aonde não chegamos, não há fronteiras, cadeias de segurança máxima, não há portas fechadas capazes de resistir ao poder da oração!”. Um bom exemplo desta afirmação foi o avivamento que aconteceu na Argélia durante esta última década em que incontáveis argelinos tiveram sonhos e visões com Jesus Cristo. Aqueles que antes eram muçulmanos se tornaram genuínos seguidores de Jesus e, apesar da perseguição imposta aos cristãos, um avivamento veio sobre a igreja neste país.


Que inspirador é ver como Deus respondeu tantas orações pela Argélia! Quão inspirador isto é para seguirmos intercedendo por todos os países do Norte da África, por milhares de muçulmanos que ainda não conhecem Jesus Cristo e pela igreja que é perseguida nesta região.


Nós queremos seguir vendo isto acontecer e queremos convidar você a acessar e compartilhar cada uma das campanhas de oração que temos promovido (elas estão à diposição aqui no site). Faça delas seu devocional diário, utilize o conteúdo para compartilhar com familiares amigos e em suas redes sociais, acesse: https://www.euoropna.com/oracao e comece hoje mesmo. Não esqueça de se inscrever para receber o conteúdo como um mobilizador de oração: https://forms.gle/58yEjB59U8su5q1p9


Não há outra maneira: Oração e Missão caminham juntas, de mãos dadas sempre:“Jesus nunca ensinou seus discípulos a pregar, mas sim a orar. Saber falar com Deus excede a competência humana de falar com os homens” Andrew Murray - 1828-1917 (Missionário África, Livro: com Cristo na escola de Oração)

A oração e missão andam de mãos juntas!

- - - - -

Autor: E. Ribeiro é casado e junto com sua família servem desde o ano 2002 no Norte da África. Missionário transcultural através da Missão Sepal www.sepal.org.br é fundador do projeto ‘Eu Oro pelo Norte da África’ - www.euoropna.com, também é Bacharel em Teologia, Pós-graduado em Aconselhamento Cristão Contemporâneo e Radialismo.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page