PERSPECTIVAS DO CUIDADO

Atualizado: Fev 24

Baseado em no Evangelho de Lucas e no livro de Atos, quero enfocar o cuidado do missionário, o cuidado daqueles que em resposta a um chamado do Senhor, estão servindo a outras pessoas, em outras regiões ou até países. Queremos enfocar tanto em como ele missionário cuida-se, como cuida do próximo (aqueles a quem serve e com quem serve) e como vive a vida em comunhão, no partir do pão. Para isso destaco três aspectos desta temática:


1. Amar a si mesmo

Este primeiro aspecto pode ser um grande desafio, isto porque há um grande desejo do missionário de servir ao outro e muitas vezes sem se importar consigo mesmo. David Brainerd, missionário norte-americano que faleceu aos 29 anos, inspirou e tem inspirado a muitos missionários através de sua vida e suas palavras. Uma das falas mais conhecidas ditas por ele é a seguinte: “Nunca me preocupei onde viveria, nem como viveria, nem que provações teria que sofrer, desde que assim eu pudesse ganhar mais almas para Cristo”.


Qual interpretação fazemos desta afirmação? E como a não prática do ensino de Lucas 10:25-29, podem trazer validação ao atuar de forma a desconsiderar o amar a si mesmo?

Mas o que vem a ser amar a si mesmo? Através do ensino destacado no Evangelho de Lucas encontramos resposta e podemos afirmar que “quem cuida do próximo deve cuidar ‘primeiramente’ de si mesmo e quem cuida de si deve, primeiramente, se deixar ser cuidado por Deus e ser cuidado por outros”. Desta maneira o cuidado é mútuo, onde aquele que quer servir ao próximo deve igualmente se abrir para ser cuidado pelo próximo (de forma a não negligenciar o próprio cuidado de Deus sobre sua vida, cuidado recebido através de seu próximo).


Estas são variáveis que se repetem, caminham juntas, amar ao próximo-amar a si mesmo. Estas variáveis crescem e se fortalecem e ajudarão no desenvolvimento de práticas que apesar de serem simples, são latentes em sua importância, e podem estar equivocadamente em segundo plano: cuidar do próprio corpo (saúde física), viver em uma comunidade de cuidado mútuo (saúde emocional), enfrentar e resistir às tentações que permeiam a sociedade atual (muitas delas influenciada pelo hedonismo).


2. Amar ao próximo

Ainda no Evangelho de Lucas 10:30-37 vemos uma pergunta feita pelo grupo de fariseus e saduceus que buscava como resposta definir quem, restringir a um grupo, mas Jesus de forma prática aponta para a proximidade. Desta forma ele nos chama a permitir-nos sermos afetados pelo o que olhamos, indo além da seletividade, permitindo fazer crescer em nós uma responsabilidade pelo próximo (seja quem for) e isso é o que costumamos chamar de humanidade. Este é um aprendizado prático para todos os cristãos e através do missionário enviado ao campo se poderá estender até aqueles que nunca tinham ouvido falar do Evangelho, e através de seus atos práticos poderá inclusive ser perceptível a outros antes mesmo até de anunciarem de forma literal a mensagem bíblica.


3. A comunhão e o partir do pão

Uma das maiores causas do retorno prematuro do enviado ao campo missionário é a relação com sua equipe. Infelizmente aqueles que chegaram a ultrapassar tantos desafios até chegarem ao campo podem ver interrompida sua jornada, devido as difíceis relações com sua equipe de trabalho no campo missionário! Encarar esta realidade nos faz entender quanto mais necessitamos aprender sobre a comunhão e o partir do pão. O termo grego para comunhão é Koynonia que “denota a estreita união e o vínculo fraterno entre os seres humanos”. Isto significa necessariamente proximidade que permitam construir princípios comunitários sobre fundamentos sólidos como alternativa, isto em uma relação de iguais que verdadeiramente sejam responsáveis uns pelos outros.


E.RIBEIRO, juntamente com sua família, são missionários desde o ano 2002 entre nossos amigos muçulmanos no Norte da África, aprendendo e servindo com a igreja que é perseguida nesta região. São fundadores do projeto Eu Oro pelo Norte da África.

REFERÊNCIAS:

BRAINERD, D, Frases célebres. https://www.pensador.com/frase/MjA0MDQ5OQ/

SILVA, F. Apostila Teologia Bíblica do Cuidado. Faculdade Teológica Sul Americana: Londrina, Brasil, 2019.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

BARREIRAS?